Tricerátopo

Tricerátopo
(Triceratops horridus)

Uma das mais famosas espécies de dinossauro, tendo como características mais conhecidas três chifres em sua enorme cabeça e um grande folho protegendo sua nuca, o tricerátopo era um verdadeiro tanque de guerra!

Podendo pesar 12 toneladas, medir 9m de extensão e 3m de altura, este colossal herbívoro viveu no fim do período cretáceo e era bem comum na região que é hoje a América do Norte (o estado do Wyoming adotou-o como um dos seus símbolos, já que ali foram encontrados alguns de seus fósseis).

A função dos chifres destes enormes quadrúpedes ainda são tema de discussão. Embora muito provavelmente tenham sido utilizados como defesa contra seus predadores, é possível que também tenham servido como arma de combate entre machos em disputa. Ou ainda como adorno para atrair e impressionar suas fêmeas. A função do folho passa pela mesma polêmica: serviria para defesa, adorno ou mesmo para regular a temperatura corporal.

O tricerátopo pertencia à família Ceratopsidae, que inclui outros grandes dinossauros com chifres. Como todos os demais ceratopsídeos, ele possuía um robusto bico que tinha a provável função de servir para arrancar do solo a vegetação da qual se alimentava. A sua pele também era bastante peculiar para um dinossauro: impressões da pele deste animal evidencia que ele deve ter sido coberto ao menos parcialmente por estruturas semelhantes a cerdas.

Uma das cenas mais populares na cultura popular é o confronto mortal entre os tricerátopos e os tiranossauros. Este combate entre gigantes pode realmente ter acontecido, já que estas espécies dividiram o mesmo ecossistema, tendo vivido na mesma época e dividido os mesmos territórios. Neste cenário, no crepúsculo da era dos gigantescos répteis, a relação entre estes animais pode ter sido a de presa e predador – mas o gigantesco herbívoro deveria ser um rival à altura do seu algoz. É razoável crer que até mesmo o feroz tiranossauro hesitaria em ter um tricerátopo adulto como oponente!

* Crédito da imagem: Masato Hattori

Veja tambÉm...

10 respostas

  1. E aquela história de que os supostos fósseis de tricerátopo eram, na verdade, de jovens Torosaurus?

  2. Uddhava Dasa disse:

    O meu preferido na infância (dos herbívoros)…

    Dos carnívoros, era o Dilofossauro hehehe

  3. Wallace disse:

    Certamente os T-Rex deveriam ter evitado muito combates com os Triceratops, da mesma forma que leões frequentemente correm de búfalos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

PAPO DE PRIMATA precisa ter certeza de que você não é um robô! Por favor, responda à pergunta abaixo: * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>